Não é nada, é só uma gripe

sábado, 4 de julho de 2009

“Não é nada, é só uma gripe. Estou com muita sede, então acho que é mesmo uma gripe”.

Eu achei que fosse só estresse, nos últimos meses ele emagrecera bastante, na minha cabeça era apenas o excesso de trabalho, muito café e cigarro e poucas horas de sono. Depois veio a sede, novamente esperei com ele por uma gripe que não chegou. Ontem veio o pior, ele estava muito tonto e, depois de muita insistência, procurou o hospital. E então, veio a confirmação:
Be está com diabetes.
Estou com raiva dele, porque apenas ontem, depois de passar muito mal, ele me contou que já sabia, há 2 anos, eu repito, HÁ 2 ANOS, que está com a glicose acima do normal. Por que ele me contou? Porque agora ele não pode mais fingir que não é nada, há 2 anos a glicose estava em 190, no ano passado ela estava em 220, mas agora ela chegou ao absurdo de 390. Isso mesmo, o meu noivo está com 390 de glicose, isso depois de eu pedir pra uma amiga fazer a conversão pra valores de referência que eu pudesse entender, porque os laboratórios lá dão o resultado em mol (??????).
Minha mãe, uma senhorazinha muito mais responsável do que o Be, quando estava com a glicose em 170 começou a fazer um tratamento, encarou com seriedade a sua nova condição. Minha mãe faz dieta, emagreceu um monte, caminha 10 km na esteira todos os dias porque entende quais são os riscos que ela corre se a glicose aumentar. Volta e meia minha mãe comete alguns deslizes gastronômicos, nos enfurece um pouco, mas logo ela já está toda natureba novamente. (E cá entre nós, ninguém é feliz se pelo menos uma vez por ano não puder mergulhar com vontade em uma torta Macrom). Minha mãe é um motivo de orgulho, já que ela tem mais energia e força de vontade pra esse tipo de coisa que muita menininha que eu vejo por aí (inclusive eu).
Não estou zangada com o Be pelo estilo de vida que ele tem, mas porque ele ocultou informações. Simples assim. E quem oculta informações está a um passo de mentir. E mentira dá quebra de contrato.
E agora começa a saga: ele precisa parar de fumar, ele precisa tomar mais água e não apenas coca-cola, ele precisa mudar os hábitos alimentares e parar de comer tanta porcaria. Ele precisa.
Be nem parece holandês. A bicicleta ele tem, mas confesso que se vi pegando a bichinha 4 vezes foi muito. Tudo tem que ser de carro. Ele sobe aquelas escadas do nosso cafofo novo e quando chega à porta de casa já está colocando os bofes pra fora. Eu sei que quando ele está sozinho (na maior parte do tempo), a rotina dele inclui passar naqueles malditos Snackbars na saída do trabalho e se entupir de Frikadel.
Sem falar nos malefícios do cigarro. E ando odiando o fato dele colocar roupas limpas e cheirosinhas e em questão de horas já estar todo fedorentão por causa do cigarro.
É uma luta que estou comprando para mim também. Tudo bem que faz quase um ano que não coloco um cigarro na boca, mas... Há anos vivo começando dietas que não vingam, reclamando do meu popozão sem mudar a minha cabeça. Porque eu caio dentro de dietas e mais dietas, elas funcionam por um tempo e depois eu as esqueço. Está na hora de nós dois tomarmos uma atitude.
Não quero ficar uma gorda horrorosa dentro do meu vestido de noiva. E o principal, não quero ficar viúva antes mesmo de casar.

 
Agridoce - by Templates para novo blogger