Dá para tomar uma kaiser antes?

quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Dá para tomar uma kaiser antes?

Às vésperas do segundo turno e precisando definir o meu voto, resolvi dar uma espiada no horário político para ter certeza do que fazer.

Antes eu não tivesse feito isso. Fiquei preocupada, juro!

Lula: Não consigo aceitar a desculpa de que ele não sabia de toda a podridão que estava rolando nos bastidores há tempos, bem debaixo do nariz dele. Ainda mais agora que foi divulgado que o assessor do gabinete particular dele também sabia da falcatrua do dossiê, não tem como acreditar que ele não sabia. Isso me deixa muito chateada, porque eu não me esqueço fácil de mentiras, e eu tenho um sério problema, quando mentem uma vez eu perco a confiança, e depois que eu perco a confiança nada resta de bom em minha opinião a respeito da pessoa...

Sempre sonhei em ter um presidente mais estudado, mas isso nunca foi parâmetro para eu rejeita-lo. Me fazia de surda quando eu ouvia algum erro de português gritante ou alguma declaração estúpida e infeliz dele (que não foram poucas!). Só que agora o buraco é mais embaixo, e eu tenho uma sensação muito ruim de que Lula é um marionete na mão dos ladrões..e não sei o que é pior, se é pensar nele como o coitado da história, ou pensar nele como um baita espertalhão e um grande mentiroso capaz de enganar a todos.

O fato é que eu sempre simpatizei mais com o Lula, as propostas dele são mais sérias, ele fala delas profundamente e diz de onde sairá os recursos para as ações, e não pode ser negado, apesar da classe média (meu caso) estar cada vez mais massacrada e cansada de arcar com a conta, o governo dele melhorou a vida de quem mais precisava, a classe C. Claro que eu acho muito injusto o que é feito, já que os programas sociais federais parecem propositalmente esquecer da região Sul e Sudeste, nos deixando desamparados, e até mesmo indignados por pensarem que pobreza, desemprego, falta de recursos para a saúde, moradia e saneamento básico são apenas problemas que existem no Norte e Nordeste. E esse "esquecimento" é uma coisa que muito me incomoda.

Bom, voltemos a propaganda eleitoral que eu assisti. Lembram que eu disse que quem mente uma vez perde a credibilidade comigo? Pois bem, no programa que eu assisti, Lula falou da SAMU (serviço médico de atendimento de urgência), farmácia popular, PSF (programa de saúde da família) pronto atendimento SUS e reformas das emergências que prestam atendimento pelo SUS (citou até um hospital aqui de Porto Alegre) como se fosse CRIADO por ele...eu passei a prestar mais atenção, para ver se eu não havia ouvido errado, mas, mais de uma vez o locutor repetiu a expressão: CRIADO PELO LULA...isso bastou para me deixar chateada, porque é mentira...todos esses programas foram criados durante o primeiro mandato de FHC e não gosto de quem leva o crédito pelo trabalho duro dos outros e, novamente tenho a questão da mentira e da perda da confiança...

Meio desesperada, fiquei na frente da TV esperando o programa do Alckmin. Gente, parecia a propaganda política de outro candidato!

Primeiro porque ele não é tratado mais pelo sobrenome, agora eles falam em Geraldo. Geraldo??? Mas até outro dia não era o Alckmin? Na hora me dei conta da resposta, claro, Geraldo é mais fácil, mais simples para o povão memorizar...além do que Alckmin parece um sobrenome tão chique, acho que se ele pudesse nessas eleições trocava o sobrenome dele para Silva ou Souza, sabem? Para deixar mais popular...

Nos segundos seguintes da propaganda fui ficando com a pulga atrás da orelha: as propostas dele deixam a entender que transformar o Brasil na Suíça é algo muito simples. Ficou citando uma penca de propostas, uma mais maravilhosa que a outra, mas sem falar, em nenhum momento, de onde vai vir o dim-dim para bancar toda essa maravilha. Será que vem do céu??? Essas coisas me irritam, tentar iludir os brasileiros dessa maneira é feio demais...

Voltando a base da propaganda: gente, eu me senti ofendida por ser brasileira, me senti uma retardada! A propaganda dele chega a ser ofensiva, usando uma linguagem simples demais, como se as pessoas que assistem a propaganda não conseguiriam entender se ele usasse um vocabulário mais complexo do que é usado por qualquer professora com seus alunos da pré-escola...

Durante a propaganda, era um tal de dar casa para o povão, povão para cá, povão para lá...POVÃO??? Tudo isso ricamente sonorizado com um pagodão ao fundo com uma letra ridícula qualquer...e o locutor e o candidato usando pelo menos umas 10 vezes a palavra povão: vamos dar casa para o povão, vamos dar emprego para o povão...sério, isso me irritou muito, desliguei a televisão tremendo de raiva...

Será que ele pensa que todo brasileiro é retardado e passível de ser enganado com propostas irreais, pagode e linguagem que chega a beirar a indecente?

Vamos e viemos, por mais que a maioria da população tenha um baixo nível de escolaridade somos castigados demais, sofridos demais, lutamos muito para conseguir uma vida decente para achar que a nossa solução está nas mãos de alguém que não é capaz nem de levar a sério os seus eleitores.

E agora o que eu faço? É segundo turno minha gente, e não temos uma terceira opção...

Preciso mesmo votar no domingo??? Será que dá para tomar uma kaiser antes?

 
Agridoce - by Templates para novo blogger