Tipos de vampiros emocionais...

quinta-feira, 5 de abril de 2007

VAMPIRO BONZINHO
O psicólogo americano Albert Bernstein definiu no livro "Vampiros emocionais" os tipos mais comuns de parasitas da alma. Entre eles está o vampiro-bonzinho, aquele que faz tudo para você sem que peça ou sequer queira que ele faça algo. Você se torna obrigada a retribuir tantas gentilezas. Quando se dá conta, tornou-se escrava desse parceiro tão "bonzinho", fazendo tudo o que ele quer.
VAMPIRO DEPRESSIVO
Esse está sempre de astral baixo e exige, de forma direta ou indireta,que você o anime num passe de mágica. Para o psicanalista Gley Costa, todo ser humano apresenta em sua conduta aspectos amorosos não amadurecidos, revelando fixações em etapas infantis do desenvolvimento, como, por exemplo, o amor possessivo, aquele que exige do outro uma satisfação plena e permanente, representando uma forma de vampirismo emocional.
VAMPIRO INIMIGO DO PEITO
Para o psicanalista José Renato Avzaradel, as histórias de vampiro despertam tanto interesse justamente porque todos nós tivemos a experiência de nos alimentarmos do corpo de outra pessoa. A psicanálise, segundo ele, aponta para uma relação entre a amamentação e o vampirismo. Nas duas situações, um ser humano tira o seu alimento de outro ser humano. Mas no caso do vampirismo essa alimentação se dá com uma grande dose de destrutividade, na qual o objeto que alimenta é destruído para prolongar a vida indefinidamente.
VAMPIRO ROCK'N'ROLL
Estes adoram farra, segundo o americano Albert Bernstein. São os mais sensuais, entusiasmados e divertidos. As pessoas se afeiçoam a eles rapidamente e são enganadas na mesma velocidade. Fora a diversão passageira, não têm nada a dar, mas vão tomar o que puderem para manter a sua euforia.
VAMPIRO NARCISISTA
Esses têm um ego enorme, segundo Bernstein, mas são pequenos em todo o resto. Eles são arrogantes, se acham o máximo e não vêem ninguém. Querem sempre elogios e reconhecimento e usurpam para si a glória dos outros. No fundo, têm uma auto-imagem extremamente negativa e se consideram piores que todo mundo.
VAMPIRO CONSUMISTA
Como não conseguem afeto, esses querem coisas e jamais estão satisfeitos com o que recebem dos outros. O dinheiro tem uma importância vital, mas ele nunca será suficiente. Está sempre faltando, para desespero do parceiro, que não vai satisfazer suas necessidades, ainda que seja um multimilionário.
VAMPIRO VÍTIMA
É aquele que se faz de coitado e de infeliz para manipular os incautos à sua volta.

Qual desses você conhece?
Eu conheço alguém que é quase todos eles juntos...
Uma colega de trabalho: preguiçosa, as pessoas se sentem na obrigação de sempre fazerem coisas que são responsabilidade dela (vampiro bonzinho). Ela frequentemente faz corpo mole para ajudar em vários projetos, obrigando outras pessoas a tomarem peito e concluírem tarefas que são dela.
Ela teve um namorado por 11 anos e depois desse tempo todo ela o pressionou para casar e ele não quis, dando um pé nela, por isso, vive deprimida e raivosa, dando chutes em todos a sua volta (vampiro depressivo).
Quando o clima no trabalho está bom, basta ela chegar para o clima começar a ficar ruim, uma colega nossa diz que parece que quando ela chega em um ambiente, as pessoas vão murchando, se entristecendo (vampiro inimigo do peito).
Frequentemente ela usa o trabalho dos outros para ter vantagem, ela mente, quando alguma coisa dá certo ela usa as idéias dos outros para mérito próprio, quando algo dá errado, ela é a primeira a tirar o corpo fora. Como hoje, uma colega tentou ajudá-la, e quando deu errado, ela foi super grossa com essa colega, eu fiquei ao lado, assistindo, sem reação, porque aquilo me pegou totalmente de surpresa (vampiro narcisista).
E para finalizar, ela frequentemente se faz de coitada para manipular todos a nossa volta, inclusive o nosso chefe, que não consegue ver a "maldade" nela, acha ela boazinha, de fala mansa (vampiro vítima).
E aí, vocês conhecem algum tipo de vampiro emocional?
E como se faz para conviver com eles? Porque água benta, alho e crucifixo não dão medo.
Aceito conselhos!

Páscoa: hoje estou indo viajar, vou lá para a casa dos meus pais e amanhã vamos para Gramado.
Então, tenham todos uma feliz Páscoa, aproveitem bastante!

Gelukkig Paasfest!!!

 
Agridoce - by Templates para novo blogger