Nem tudo que reluz é ouro

sexta-feira, 2 de junho de 2006

Nem tudo que reluz é ouro
Estou completamente viciada em blogs e isso me assusta. Será que eu estou com algum "instinto-fuçador-da-vida-alheia" tomando conta de mim?
Comecei esse blog a pouco tempo, por falta do que fazer e para manter registrado em algum local as minhas emoções, experiências e sentimentos em relação a minha vida. Ele não foi feito para agradar ninguém, apenas para que daqui a algum tempo eu possa relê-lo e me lembrar do jeito que eu me senti em relação às minhas experiências.
Mas, por curiosidade, comecei a ler outros blogs e acho que está sendo uma experiência muito enriquecedora.
Tenho visto de tudo, desde blogs de adolescentes que contam o seu dia-a-dia, até blogs de críticos de leitura e blogs de contos eróticos, passando por blogs de mulheres feitas e de brasileiros residindo no exterior.
Quando eu leio o blog de meninas adolescentes, apesar de eu estar "invadindo" a intimidade delas, tenho uma sensação muito engraçada de déjà-vu e fico aqui, meio boba, lembrando de como as coisas que elas vivem hoje aconteceram comigo. Para elas, tudo é alegria. O mundo é lindo, as descobertas são fantásticas, primeiros amores e dissabores, a descoberta da amiga nem tão amiga assim, a competitividade, tudo é nostálgico. Essas meninas ensinam que para mudar a sua vida e ser feliz, basta querer. Quer conselho melhor do que esse? Tudo é novo e especial, nos trazem esperança de que tudo depende do seu ponto de vista, capazes de transformar até um cinema básico no acontecimento do ano. Quer coisa mais rejuvenescedora do que essa?
Daí, eu navego por blogs de críticos, do povo que se acha cult. Achei blogs fantásticos de pessoas estupendamente inteligentes e carismáticas que fazem você pensar: "puxa, eu também acho isso de fulano!" Gente com conteúdo, gente que tem argumentos para levantar a mão e dizer: "isso é lixo literário/musical". Blogs com conteúdo gostoso de se ler e capazes de serem melhores formadores de opinião do que os meios de comunicação "usuais".
Mas, aqui começa o problema: é importante separar o joio do trigo, porque em alguns desses blogs, os que eu apelidei de "pseudo-inteligentes" são capazes de culminar com uma diarréia cerebral. Pessoas que se acham as top top de linha, esculachando desde Martha Medeiros, até (pasmem!) Chico Buarque. Achei um blog que dizia que Martha "se achava" uma escritora e que detestava as colunas que sempre eram mandadas em forma de e-mail para ela. Mas dizia isso de uma forma tão grosseira e estúpida que você ficava se perguntando: "de onde essa égua saiu?"
Sem falar nos erros de português grosseiros, quer esculachar, tenha cacife, não usa uma máscara de intelectual para tentar camuflar um intelecto tão pequeno e murcho quanto uma ervilha. A mesma blogueira pseudo-culta, além de argumentos pouco convincentes para apedrejar Chico e Martha ainda consegue me deixar mais contrangida por ela (sim, eu sinto vergonha pelos outros) ao esculachar Lya Luft. Ao entrar nos comentários do dito blog, você se depara com um comentariozinho escroncho de sua amiga-blogueira-também-pseudo-cult questionando: "Quem é Lya Luft?" Comentário esse meio desaparcebido em frente ao apedrejamento de Alceu Valença, entre outros...Só me resta dizer que fico com pena desse tipo de blogueiro, porque se você acha que não sabe nada, você corre atrás, mas se você se acha o bom, você simplesmente fica nessa e deu. Risos, muitos risos e uma promessa de nunca mais perder o meu tempo com esses ditos blogs. Os bons, claaaaaaro, estão nos favoritos, mas essa escória de críticos frustrados, quero distância...
Depois, temos a parcela de blogs femininos. Esses, são verdadeiros diários de Bridget Jones. Entrei em alguns com um senso de humor único e refinado, capazes de me prender por um bom tempo ao computador, com histórias cômicas, situações engraçadas, ou simplesmente relatando o dia-a-dia, com bom humor. Claro, sempre tem os comentários anônimos covardes e desrespeitosos, ou as pessoas que mesmo que façam do blog o seu diário pessoal, tem algumas atitudes que você condena, mas afinal, me sinto "invadindo" um espaço que não é meu, como se tivesse roubado o diário de alguém e lendo, então, apesar de não concordar, fico quietinha nesse meu crime, e sigo a leitura. E como estou me tornando uma fuçadora nata, vai pros favoritos!
Temos também os blogs dos escritores anônimos, e em meio a tanto lixo literário, você encontra coisas realmente surpreendentes. Desde poesias bem feitas até contos eróticos que me fazem suspirar por não ter o namorido aqui comigo. Esses também vão para os favoritos.
E nos últimos dias tenho entrado também em blogs de brasileiros no exterior. Mesmo sem saber, alguns blogs da Bélgica são capazes de me trazer informações valiosas sobre o tempo, atividades e outras coisitas mais, que meio inconscientemente me deixam mais próxima de namorido. Em sua maioria são blogs de mulheres, que contam o seu dia-a-dia em outros países, histórias de força de vontade, amor e superação. Gostosos de serem lidos e por vezes engraçadissimos. Mas, como nem tudo que reluz é ouro, aqui também começam os problemas. Esses dias estava lendo alguns blogs de brasileiras que moram na Holanda e me deparei com uma cena de deixar envergonhada qualquer lavadeira que se preze. Afirmações preconceituosas, demonstrações públicas de auto-estima abalada e de inveja incontrolada. Tudo isso sacramentado por comentários que davam a entender que meninas brasileiras bonitas que namoram estrangeiros ou são burras, ou são interesseiras. Vá de retro, capeta, dá 3 pulinhos, bate na madeira 3 vezes para te proteger que em um futuro não muito distante você não acabe assim tão mal amada...
Só sei que avaliando todos esses grupos de blogs que eu tenho lido, certamente estou em melhor companhia com os das adolescentes que acham que o mundo é rosa e a vida é uma novelinha Malhação. Lá não há preconceitos, há lições diárias de otimismo e perseverança. E cá entre nós, de gente adulta, falastrona e sem conteúdo o universo blogueiro está cheio.
Bom, minha vida agora: esse fim de semana vai ser bem diferente do anterior, combinei com namorido que ficaríamos todo ele em frente ao pc, eu cá e ele lá, no msn, fazendo aquelas conferências em vídeo que são tão gostosas para matar um pouco da saudades que eu sinto dele

 
Agridoce - by Templates para novo blogger