Só me faltava essa!

quinta-feira, 1 de junho de 2006

Só me faltava essa!
Senta, que tem historinha. Mamis ligou pedindo para eu ir a uma loja do shopping ver se a calça que ela tinha mandado arrumar já estava pronta. Quando ela me ligou, tinha recém chegado em casa da minha caminhada, estava em um estado deplorável, de calça de cotton desbotada, camiseta Hering nem tão branca, casaco de moleton por cima e um tenizinho-xumbrega-não-nike nos pezinhos.
Pensei comigo: "tomo ou não tomo banho antes?" Resolvi não tomar banho, ir daquele jeito, já esperando a minha tão aguardada volta para casa, com banho quentinho e pijaminha de flanela.
Peguei o carro, fui ao shopping e peguei a calça de mamis. Quando estou indo, nem tão linda e faceira pelo shopping, páro para olhar uma vitrine de uma dessas lojas chiques, com roupinhas descoladas para jovens. Havia calças legging leeendas na vitrine, daquelas de cintura bem baixinha, mas sem elástico. Na hora me imaginei, por um tênue momento, com aquela calça e minha bota cano alto anabela, estilo coturnão, muito fashion e feliz. Resolvi entrar para provar a dita calça. Eis que surge uma vendedora para me atender. Não tenho nem palavras pra descrever a cara que a infeliz fez quando me avaliou de cima a baixo. Eu, já me sentindo mal pela situação, pedi pela tal calça. Ela foi pegar a dita e quando volta, não tinha nem me entregue para provar já solta: " São 220 reais". Eu, respirando fundo, peguei a calça e provei. Ficou ótima, bem justa, com a cintura bem baixinha, sem aquele elástico, que eu acho ridículo. Em resumo, amei! Saí do provador e falei para a vendedora, que só faltava entrar comigo no provador com medo de que eu colocasse a calça dentro da bolsa, que ia ficar com ela. Nem isso trouxe o mais tênue sorriso a cara da infeliz.
Fui bem faceira para o caixa e entreguei o meu cartão. Ela passou uma vez, e depois de um bom tempo, me disse: "Deu falha na transação, seu limite excedeu", já saindo de perto de mim para colocar a calça novamente na vitrine, deixando o meu cartão em cima do balcão. Eu, então falei: "Espera aí, passa de novo que eu tenho certeza de que não excedeu não!". Ela me mediu, mais uma vez de cima a baixo. Na hora, eu senti que o meu rosto ficou quente de tanta vergonha e raiva. Saí de perto dela porque eu juro que eu iria esbofetear a face dela, e pedi gentilmente para outra vendedora passar o cartão. A infeliz estendeu a mão para pegar meu cartão novamente, mas eu disse: "Não, você não, de você eu só quero uma coisa, que me chame o gerente". A outra vendedora, super simpática foi lá, passou o cartão e aprovou a compra. Nisso chega a gerente da loja. Uma daquelas senhoras chiquérrimas e simpáticas até o último fio de cabelo. E a vendedora ao lado dela. Daí soltei o verbo: " Você deveria selecionar mais as vendedoras sabe? Porque me senti constrangida com o jeito que a sua vendedora me tratou. Ela me mediu diversas vezes, de cima a baixo, avaliando e chegando a conclusão de que eu não teria como pagar por essa calça. Ela trata todos os clientes dessa forma? Ela é preconceituosa e arrogante. Se ela é assim comigo, imagino do jeito que ela trata as pessoas da mesma cor dela (a vendedora era negra)." A gerente me pediu um milhão de desculpas, eu peguei a minha sacola e fui embora.
A questão que fica é a seguinte: a infeliz deve ser uma daquelas empregadas que ganha por comissão. Provavelmente deve suar a camisa de sol a sol para ganhar o seu ganha-pão. O que leva ela a agir dessa forma? será que ela faz isso como sua pequena vingança pessoal por ter sofrido alguma forma de preconceito alguma vez na vida? ou será que ela é apenas infeliz, mal-amada e recalcada e isso a leva a agir assim?
Entendam que a questão principal aqui não é a cor da pele, aliás ela poderia ser branca, amarela ou mameluca, a questão principal foi a falta de educação e de bons modos que ela demonstrou comigo e que provavelmente se estende a outros clientes. Quem me conhece sabe que preconceito passou longe desse corpinho aqui. Estou na boa, sou da paz, mas o tratamento que ela me dispensou me deixou constrangida e envergonhada.
Por fim, voltei para casa bem feliz com minhas leggings novas!
É cada um que aparece....

 
Agridoce - by Templates para novo blogger