Agora o papo é sério...

quinta-feira, 1 de março de 2007

Você ronca?
Alguém que você gosta ronca?
Se a resposta for sim, então está na hora do você ficar esperto, porque ronco pode ser um sinal de algo grave!
Meu pai ronca. Roncou a vida toda e, como todos na família dele roncam, nunca demos muita importância. Aliás, isso sempre foi motivo de risadas lá em casa. Quem nunca ficou na espreita, apenas observando o roncador para dar boas gargalhadas?
Quando meu pai era perguntado sobre doenças que aparecem na família era enfático: Apenas Alzheimer!
Minha vó morreu de "Alzheimer" e, como vocês podem imaginar, roncava feito doida.
Mês passado meu pai, de tanto ouvir a minha mãe encher o saco dele (chegando a se mudar de cama na madrugada porque não conseguia dormir), resolveu fazer a tal da polissonografia (um exame feito assim: você se interna em um hospital ou em uma clínica por uma noite, lá eles penduram uma dúzia de eletrodos no seu peito e na sua cabeça e acompanham o seu sono por uma noite).
Vocês têm idéia do que apareceu no exame? Pois é, meu pai tem apnéia do sono, mais especificamente 3 paradas respiratórias por minuto. Ou seja, a cada 20 segundos ele tem uma parada respiratória enquanto dorme!
Chocados com o resultado, fomos mostrar para o pneumologista. Até aí, nós imaginávamos que era alarmante, mas era algo que apenas implicava o sistema respiratório do papis.
Pois bem, ele na hora encaminhou o meu pai para um neurologista novo (já que ele achou um absurdo o anterior, que tratava todos os casos de "Alzheimer" da família, não ter se dado conta disso).
Fomos, feito baratas tontas, até o novo neuro e ele explicou, prestem atenção:
Estima-se que mais da metade dos casos de Alzheimer diagnosticados no mundo, sejam diagnósticos errados. Alzheimer é uma forma de demência senil, progressiva e irreversível. Como não possui diagnóstico específico, os médicos tendem a associar qualquer tipo de desordem neurodegenerativa que não se encaixe em um diagnóstico conhecido, como Alzheimer.
Durante o sono, no paciente que tem apnéia, ele simplesmente para de respirar, comprometendo o fluxo de oxigênio para o cérebro. Essa falta de oxigênio, a longo prazo, pode comprometer o funcionamento do sistema nervoso central, podendo levar a desordens neurológicas seríssimas que podem ser facilmente confundidas com Alzheimer.
Agora diz aí: toda a família do meu pai ronca, minha vó roncava, e foi diagnosticada como tendo Alzheimer. Não estou dizendo que o meu pai, a longo prazo, não possa ter Alzheimer, mas vocês não acham estranho essa relação? Eu acho...
Meu pai, daqui a duas semanas, vai fazer uma cirurgia, super simples, para corrigir o problema. Parece que eles "aumentam" o céu da boca da pessoa, facilitando a respiração e acabando com o ronco.
E acho mais chocante que um simples ronco, coisa tão comum por aí, possa, a longo prazo, ser responsável por desordens neurológicas.
Você já ouviu falar em Polissonografia? Você conhece alguém que ronca?
Se você conhece, fica esperto: essa pessoa DEVE fazer uma investigação do problema!

Mudando de assunto: mudei o template para o tal xml...mas, estranhamente, o haloscan não aparece para quem usa o explorer. Mas tem um segredo: se vocês passarem o mouse no lado direito de onde está escrito "Rabiscado por Agridoce" vocês vão ver que tem um link ocultinho, se vocês clicarem nele o haloscan abre!
Como várias pessoas me disseram que o haloscan delas sumiu e depois voltou a aparecer, eu estou esperando para que um milagre aconteça...mas, se não, tentem a minha dica de passar o mouse...
Beijocas a todos!

 
Agridoce - by Templates para novo blogger